Já acessou o www.welovedogz.com hoje ? Saiba como fazer sua doação, como ajudar, e também, como adotar seu novo amigo. | Denuncie maus tratos, acesse www.welovedogz.com/denuncie e saiba como proceder contra agressores e criminosos. | Já fez sua doação hoje? Clique ao lado, ou então acesse www.welovedogz.com/doacao e descubra novas formas de doar. O PayPal é nossa ferramenta de arrecadação mais importante.
HOME SITE DOAÇÕES DENUNCIE CONTATO AJUDA URGENTE

terça-feira, março 20, 2012

Gatos e toxoplasmose


Se você já ouviu falar que seu gatinho de estimação pode transmitir toxoplasmose, ou desistiu de adotar um bichano por medo da doença, pode ficar tranqüilo. A chance de o seu gatinho transmitir a doença para você e sua família é praticamente nula, basta ter alguns cuidados básicos de higiene. Vamos entender melhor a doença e suas formas de transmissão.

A toxoplasmose é causada por um protozoário chamado ‘’Toxoplasma gondii’’ e ocorre em uma grande variedade de animais, como aves, bois, ovelhas, porcos, cabras, gatos, cães, animais silvestres e a maioria dos animais vertebrados terrestres. Estes animais podem se infectar através da ingestão de outros animais já contaminados pelo toxoplasma gondii, no contato direto com a terra contaminada ou pela ingestão de água contaminada.

Com exceção do gato, os outros animais não eliminam o parasita para o ambiente. O gato ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos têm que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de um a cinco dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente. Sendo assim, o contato com as fezes frescas não é capaz de causar a infecção. Portanto, hábitos simples de higiene como limpar a caixa de areia diariamente lavando as mãos em seguida, lavar as mãos e os alimentos antes da refeição são importantes para se evitar a doença.

Por causa do conhecido hábito de limpeza dos felinos, não se encontra resíduos de fezes em sua pelagem. Portanto, a chance de transmissão da doença por acariciar um gatinho ou tê-lo como seu animal de estimação é mínima ou inexistente. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), carne crua ou mal cozida, água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

Lembre-se dos hábitos simples que garantem a não-contaminação da toxoplasmose:

  • · Lavar muito bem as mãos com água e sabão após o contato com carne crua;
  • · Lavar superfícies como pias, tábuas de carne e outros utensílios com água e sabão;
  • · Antes de ser consumida a carne deve ser cozida (considera-se que o preparo da carne em microondas não é eficaz, devido ao cozimento desigual);
  • · Evitar o hábito de experimentar a carne durante o cozimento ou embutidos caseiros em fase de maturação;
  • · Frutas e verduras devem ser cuidadosamente lavadas, pois podem estar sujas com terra contaminada;
  • · Usar luvas durante as atividades de jardinagem e lavar muito bem as mãos logo após;
  • · Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os ‘’ovos’’ possam se tornar contaminantes;
  • · Não alimentar os gatos com carnes crua ou parcialmente cozidas, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça;
  • · Combater vetores mecânicos (baratas e outros insetos).

Lembre-se: associar os gatos à toxoplasmose é puro preconceito! Basta tomar os cuidados necessários e dar todo amor e carinho ao seu bichano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário